domingo, 1 de novembro de 2009

Para onde vai o Ensino da Matemática?

Recentemente li o desabafo de uma professora do ensino fundamental e médio revoltada com a atual situação do ensino.







"A cada ano que passa, observa-se o ingresso de alunos "analfabetos em Matemática", ou dementes se preferirem, ingressam nas universidades públicas. Nem cito as particulares, pois estas são verdadeiras fábricas de vender diplomas."

De quem é a culpa? dos professores? do governo? Da falta de interesse dos alunos? dos baixos salários dos professores? ou das atuais metodologias ridículas implementadas nos últimos anos?

Acredito que a principal causa é sem dúvida o desinteresse da maioria dos alunos, que sempre estão buscando um meio fácil de ter seus deveres de casa respondido por terceiros em comunidades de Matemática, que baixam diversos trabalhos disciplinas, sem alterar uma vírgula ou um ponto de lugar, surgindo desta forma, a geração "ctrl c, ctrl v" ou "copia e cola" e uma vez que a metodologia atual que apenas previlegia os alunos, impedindo que até os piores alunos sejam reprovados, dá um incentivo as suas pilantragens.

É a primeira vez que vejo o Governo Federal colocar na mídia propagandas convocando os jovens a serem professores, mas não desenvolve nenhum projeto visando a qualificação ou melhores remunerações para os professores.

Do jeito que a situação está, os erros absurdos presentes na imagem acima serão muito mais frequentes nas disciplinas de Geometria Analítica, Cálculo e Álgebra Linear

Um comentário:

  1. Minha dificuldade em solucionar alguns problemas como equação de 1º e 2º grau me desamima não me sinto motivado em terminar meus estudos tenho 59 anos mas não pretendo desistir pode me ajudar ensinando-me?

    ResponderExcluir