sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Matemático brasileiro ganha prêmio de R$ 1,27 milhão



08/09/2010
O matemático brasileiro Jacob Palis Júnior, 70, é um dos vencedores deste ano do prêmio Balzan, concedido pela fundação ítalo-suíça de mesmo nome. Pela láurea, Palis Júnior deve receber o equivalente a R$ 1,27 milhão.

Membro do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro, o mineiro Palis Júnior estuda sistemas dinâmicos, área que permite criar modelos (simulações ou descrições matemáticas) de fenômenos da natureza, da sociedade e da economia.

O prêmio Balzan é concedido anualmente a diferentes áreas do conhecimento. Outro ganhador de destaque neste ano é o japonês Shinya Yamanaka, pioneiro na transformação de células adultas em equivalentes das células-tronco embrionárias.

O matemático é o primeiro vencedor brasileiro, e metade do valor da premiação deve ser investido diretamente na pesquisa, de preferência estimulando novos talentos.

A entrega da premiação será em 19 de novembro, em Roma. Uma semana antes, o brasileiro recebe outra honraria: entra na Academia dos Linces, instituição científica fundada no século 17 por Galileu Galilei e outros nomes do Renascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário