quinta-feira, 22 de abril de 2010

OBMEP 2010 - Calendário da olimpíada de matemática

Obmep Olimpíada de Matemática


A 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que acontece este ano, terá a participação de 19,6 milhões de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal. As inscrições, encerradas em março, superaram os números de 2008, quando participaram 19,2 milhões de estudantes de 43,8 mil escolas. O calendário da olimpíada tem duas etapas. As provas da primeira fase serão realizadas em 8 de junho nas escolas. Nessa etapa, as provas são objetivas (questões de múltipla escolha), aplicadas e corrigidas pelos professores, conforme instruções e gabaritos elaborados pela direção acadêmica da Obmep.

Os estudantes aprovados para a segunda fase farão as provas em 11 de setembro. São provas discursivas aplicadas por fiscais selecionados pela coordenação da Obmep. Essa fase acontece em centros de aplicação definidos pela coordenação. É desse grupo de alunos que saem os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze e até 30 mil candidatos à menção honrosa.

Além das medalhas, os alunos vencedores recebem bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores e as escolas dos estudantes medalhistas também ganham prêmios. A divulgação dos resultados será em 26 de novembro.

Promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. As provas são para alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A realização da olimpíada atende dois objetivos: incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das redes públicas que estão nos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio.

Da 1ª edição da Obmep, em 2005, a 2010, o número de estudantes, de escolas e de municípios cresceu. Começou com 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% dos municípios. Hoje alcança 19,6 milhões de estudantes, 44,7 mil escolas e 99,1% dos municípios. O regulamento, calendário, prêmios, banco de questões podem ser consultados na página eletrônica da Obmep.

4 comentários:

  1. Deixamos um selo para o seu blog em http://alquimistaspontocom.blogspot.com/2010/06/premio-sunshine-award.html
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. ja saiu a lista de pessoas para a fase 2 da obmep 2010!
    Onde eu posso acha-lá?

    ResponderExcluir
  3. oi pessoal, meu nome é Izabella tenho 11 anos e moro em aguas vermelhas MG eu passei na primeira fase e hoje vou fazer a segunda espero conseguir thau

    ResponderExcluir
  4. ja saiu a lista de pessoas para a fase 2 da obmep 2010!
    Onde eu posso acha-lá?

    ResponderExcluir