sexta-feira, 26 de março de 2010

Sem medo dos números

Especialistas ensinam algumas atitudes simples que ajudam as crianças a gostar de matemática
por Beatriz Vichessi


Como ajudar crianças a aprender, com prazer e curiosidade, a arte de usar os números? Quando começar? Priscila Monteiro, coordenadora de Matemática do Projeto Dica, de São Caetano do Sul (SP), e formadora do programa Matemática É D+, da Fundação Victor Civita, sugere brincadeiras para despertar o interesse de seus filhos. Afinal, não há por que temer essa disciplina na escola.

Segundo Priscila, o conhecimento matemático é uma ferramenta que ajuda a desenvolver a autonomia intelectual e a capacidade crítica do ser humano. Um dos benefícios práticos de aprender a disciplina é poder aplicá-la no cotidiano ? e não só para fazer contas, como a maioria pensa. ?A utilização de conceitos matemáticos permite, por exemplo, antecipar o resultado de certas ações sem a necessidade de realizá-las efetivamente?, explica a professora.


Aos 2 anos
Quando perguntarem a idade do seu filho, resista à tentação de falar por ele. Em vez disso, estimule-o a responder usando os dedos. Essa é uma ótima oportunidade para ele começar a perceber a importância dos números.


A partir dos 4 anos
Alguns jogos, como boliche - que pode ser improvisado com garrafas plásticas cheias de areia, aproximam as crianças dos números e de conceitos de geometria. Para descobrir quem venceu, é preciso contar as garrafas derrubadas. Incentive a criança a brincar com esses jogos.


Depois dos 10 anos
Para crianças maiores, situações práticas são mais eficientes. Afinal, elas já lidam com exercícios complexos na sala de aula. Assim, é válido propor que calculem o preço final da lista de compras do supermercado, o preço total de um produto anunciado em prestações e a quantidade de carne e de refrigerante para um churrasco, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário