sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Famoso gol de Roberto Carlos contra a França origina fórmula matemática


9/9/2010

É um dos mais bonitos momentos de futebol de todos os tempos. No dia 3 de Junho de 1997, Roberto Carlos abriu as bocas do mundo de espanto, com um pontapé livre que descreveu uma trajetória incrível e acabou no fundo da baliza da França. A imagem correu fronteiras e ficou estampada no tempo. A ponto de, nos dias que correm, um grupo de investigadores deitar mãos à obra para explicar...o inexplicável.

Os cientistas da Escola Politécnica de Palaiseau (França) encontraram dificuldades na interpretação da trajetória da bola, mas excluíram dois fatores que foram logo atirados para a fogueira: a sorte e o vento.

"A bola fez uma curva como a de uma banana e, depois de contornar a barreira de forma perfeita, entrou ao primeiro poste. O vento não teve qualquer influência. Também não foi um gesto de sorte, mas um fabuloso e potente gesto de classe, que seguiu de acordo com as leis da gravidade. Um ato isolado, mas não irrepetível", explicaram os investigadores.

O estudo da trajetória da bola já deu origem a uma fórmula matemática, a que os cientistas chamaram de "equação do brasileiro".

Esta notícia foi publicada em 04/09/2010 no sítio Mais Futebol. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Um comentário:

  1. Que curioso! Adorei seu blog! Parabéns!!! Já sou sua seguidora! Aproveite pra dar uma passadinha no meu blog tb e pegue o seu presentinho Arte em Educar Visitou e Aprovou! Vou ficar muito feliz se vc se tornar minha seguidora tb! Beijos e Sucesso Sempre!!!!

    ResponderExcluir