
9/9/2010
É um dos mais bonitos momentos de futebol de todos os tempos. No dia 3 de Junho de 1997, Roberto Carlos abriu as bocas do mundo de espanto, com um pontapé livre que descreveu uma trajetória incrível e acabou no fundo da baliza da França. A imagem correu fronteiras e ficou estampada no tempo. A ponto de, nos dias que correm, um grupo de investigadores deitar mãos à obra para explicar...o inexplicável.
Os cientistas da Escola Politécnica de Palaiseau (França) encontraram dificuldades na interpretação da trajetória da bola, mas excluíram dois fatores que foram logo atirados para a fogueira: a sorte e o vento.
"A bola fez uma curva como a de uma banana e, depois de contornar a barreira de forma perfeita, entrou ao primeiro poste. O vento não teve qualquer influência. Também não foi um gesto de sorte, mas um fabuloso e potente gesto de classe, que seguiu de acordo com as leis da gravidade. Um ato isolado, mas não irrepetível", explicaram os investigadores.
O estudo da trajetória da bola já deu origem a uma fórmula matemática, a que os cientistas chamaram de "equação do brasileiro".
Esta notícia foi publicada em 04/09/2010 no sítio Mais Futebol. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Que curioso! Adorei seu blog! Parabéns!!! Já sou sua seguidora! Aproveite pra dar uma passadinha no meu blog tb e pegue o seu presentinho Arte em Educar Visitou e Aprovou! Vou ficar muito feliz se vc se tornar minha seguidora tb! Beijos e Sucesso Sempre!!!!
ResponderExcluir